Fatores Que Influem Na Fotossíntese


1ª- A Luz

A luz é indispensável para a planta iniciar a fotossíntese , pois as reações de fosforilação ocorrem sob sua influência. A luz branca resulta da combinação de diversas radiações : vermelha , alaranjada , amarela , verde , azul , anil e violeta. Mas nem todas essas radiações têm o mesmo efeito sob a clorofila , devido a cada radiação ter o seu comprimento de onda.  Decompondo a luz solar , nem todas as radiações são absorvidas igualmente pela clorofila . Através de um aparelho (especto-fotômetro) , pode-se medir a quantidade de absorção da clorofila de cada radiação. A medição revelou que as radiações vermelhas e azuis são as mais absorvidas ; e as radiações verdes e amarelas as menos absorvidas. Quanto mais um determinada radiação é absorvida tanto mais eficiente deverá ser para fotossíntese.  A luz é a fonte de energia  construção da molécula de glicose , o que se constitui o objetivo da fotossíntese. Notamos , que quando a planta está no escuro , a produção de O2 é negativa. Na verdade , a planta não está realizando fotossíntese. Observe também que há um determinado valor de iluminação , no qual a quantidade de O2 que a planta consome é igual à produzida . Isso significa que a fotossíntese atingiu uma velocidade igual à da respiração . Nesse omento  chegamos ao ponto de compensação luminosa. Se a intensidade de luz é superior à do ponto de compensação, há um saldo de  O2 que é liberado  pelo vegetal. Essa produção de O2 cresce até um determinado  valor de intensidade da luz a partir do qual a quantidade de O2 produzida não se altera , mesmo aumentando a luminosidade (ponto de saturação luminosa). Nesse ponto , outro fator qualquer , como o gás carbônico (CO2) , por exemplo, pode não estar em quantidade suficiente para acompanhar o aumento da velocidade e começar a frear o processo. Nesse caso , o CO2 está funcionando como um fator limitante. Chegamos , assim, a uma conclusão fundamental: a planta  respira o tempo todo , dia e noite . Entretanto, durante o dia , quando a intensidade da luz é maior do que o ponto de compensação ,  produção do oxigênio trona-se maior do que o consumo, e o que sobra é liberado na atmosfera. 

2ª-  Temperatura

A fotossíntese tem uma fase química que é caracterizada por enzimas . De um modo geral , de 0º C até de 40º C, as reações enzimáticas dobram a velocidade a cada aumento de 10º C na temperatura. Para a  maioria das plantas a temperatura ótima está entre 30º e 38ª C. A 40º C, aproximadamente , a velocidade da fotossíntese começa a decrescer.

3ª- Concentração

A concentração de gás carbônico na atmosfera (+/- 0,03%). É um fator importante na limitação da velocidade da fotossíntese de uma planta bem iluminada . Aumentando-se a concentração de CO2 , a velocidade aumenta até que a luz ou outros fatores passam a ser limitantes. 

OBS: Os vegetais verdes , quando iluminados , realizam fotossíntese ao mesmo tempo que respiram. Pela respiração a planta absorve O2 e elimina CO2 , enquanto na fotossíntese ocorre o inverno. No ponto de compensação , todo O2 que a planta produz na fotossíntese é gasto na respiração ; todo CO2 gasto na fotossíntese é produzido pela respiração.