As Cruzadas


As Cruzadas foram guerras entre os séculos XI e XII , travadas pelos cristãos ocidentais contra os turcos seljúcidas muçulmanos do Oriente. As causas das Cruzadas - Reafirmação da autoridade do Papa sobre todos os cristãos . O Papa Urbano II, no Concílio de Clemont em 1095, pregou abertamente uma guerra contra os turcos ("Deus o quer"); Reconquista dos cristãos separados desde o cisma do Oriente (1054); A força da religiosidade do homem medieval com frequência o levava a peregrinações à Palestina, permitidas pelos árabes. Quando os árabes foram dominados pelos turcos , estes começaram a proibir a presença cristã no Oriente. O desejo de libertar a Terra Santa das mãos dos "infiéis" foi um dos fatores mais importantes das Cruzadas; Garantir a Salvação da alma lutando pela Igreja ; Direito de primogenitura através do qual apenas o filho mais velho herdava o feudo do pai falecido; Busca das riquezas e saques pelas populações mais humildes; Desejo de afastar a pressão dos turcos sobre o Império Bizantino; 

Desejo das cidades italianas (Gênova , Veneza , etc) de se expandirem comercialmente no Mediterrâneo Oriental. 

Liberada pelo místico Pedro , o Eremita, reuniu cerca de 50.000 pessoas humildes que, sem quase nenhuma organização, atingiu Constantinopla , de onde partiu para a Ásia Menor para ser dizimada pelos turcos. 

¤Primeira Cruzada: Muito bem organizada pela nobreza , por vários caminhos atingiu Constantinopla onde recebeu reforços. Conseguiu tomar Jerusalém em 1099, onde aconteceu um verdadeiro massacre dos turcos. Organizaram ordens religiosa e militares: Hospitaláriso, Templários e Cavaleiros Teutônicos. Foram fundados Estados Cristãos no Oriente com características feudais . O reino de Jerusalém foi inicialmente governado por Godofredo de Buillon. As conquistas foram anuladas pelos turcos em meio séculos.

¤Segunda Cruzada : Principalmente formada por franceses e alemães. As divergências entre os reis Luís VII e Conrado III separam as tropas que, enfraquecidas , foram derrotadas na Ásia. 

¤Terceira Cruzada: Organizada contra o sultão Saladino que havia conquistado Jerusalém . Dela participaram = 
-Frederico Barba Ruiva (Germânia) -- Faleceu no Oriente ;

-Filipe Augusto (França) = Retomou à França;

-Ricardo Coração de Leão (Inglaterra) -- Apesar de conquistar uma faixa litorânea nas proximidades de Tiro, não conseguiu tomar Jerusalém. Fez um acordo com Saladino, que permitiu as peregrinações à Cidade.

¤Quarta Cruzada: Convocada , como a anterior , pelo Papa Inocêncio III. Em Veneza foi feito um acordo : pelo pagamento do transporte marítimo , os cristãos atacaram a cidade de Zera no Adriático. Incentivados ainda pelos venezianos, os cristãos dirigiram-se a Constantinopla , que foi tomada e saqueada. Organizou-se O Império Latino de Constantinopla , com duração de aproximadamente meio século, até Constantinopla ser restaurada politicamente com auxílio de genoveses. A quarta Cruzada garantiu, por algum tempo, o monopólio comercial para Veneza.