A Confirmação dos Resultados E As Conclusões de Mendel


Já notamos várias características na ervilha : a superfície da semente pode ser lisa ou rugosa, sendo o caráter liso dominante sobre o rugoso; a cor da flor pode ser branca ou púrpura , sendo o caráter púrpura dominante sobre  o branco. Todos os casos estudados por Mendel confirmavam o que foi visto para a cor da ervilha : a geração F1- resultante do cruzamento entre dois indivíduos puros zum dominante e outro recessivo) - tinha a característica dominante ; a geração F2 apresentava uma proporção média de 3 dominantes para 1 recessivo . Em 7324 ervilhas havia , por exemplo , 5474 lisas e 1850 rugosas. Os resultados de Mendel podem ser explicados com as seguintes hipóteses:
1-Cada organismo possui um par de fatores responsável pelo aparecimento de determinada característica. 
2-Esses fatores são recebidos dos indivíduos paterno e materno ; cada um contribui com apenas um fator de cada par. 3-Quando um organismo tem dois fatores diferentes , pode ocorrer que apenas uma das características se manifeste ( a dominante) e a outra não apareça (recessiva).
4-Os fatores de um par contrastante não se misturam. Durante a formação dos gametas , os fatores  aparecem em dose simples , ou seja, cada gameta possui apenas um fator. Como sabemos na experiência de Mendel , por exemplo, o gameta possui ou o fator para amarelo ou o fator para verde. Esta última conclusão ficou conhecida como primeira lei de Mendel, lei da segregação de um par de fatores ou lei do monoibridismo, uma vez que ela se aplica ao estudo de híbridos em relação a apenas uma característica. É costume enunciá-la assim : " Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas , nos quais ocorrem em dose simples".