Era Napoleônica - Erros e Acertos do Imperador



Napoleão foi um homem de notável capacidade e inteligência versátil: mestre em táticas militares , sua atenção não se limitou à imposição de um governo pelas armas. Soube conquistar a simpatia da nação pela sua obra como legislador e pela sua preocupação com as diversas necessidades de uma nação: interferiu na reorganização da vida econômica , cultural, social e na urbanização do país. Entretanto, não permitia a menor contestação às suas ordens , o que lhe trouxe muitos adversários . Sobre os jornais , ele teria declarado: "...se continuarem a alarmar a opinião pública , não terão vida longa: não admitirei jamais que digam ou façam nada contra meus interesses..." . Quanto aos trabalhadores , criou leis de vigilância severas , com punição para qualquer tentativa de rebelião e prisão para aqueles que não apresentassem "carteira" de trabalho. As escolas , apesar de representarem um grande avanço cultural , obrigatoriamente ensinavam os alunos a serem fiéis servidores do Estado e do Imperador. O ensino deu à burguesia uma superioridade cultural que favoreceu sua permanência no comando político , social e ideológico. No plano externo, os países dominados sofriam com a intervenção francesa, pois o saque era liberado , o que revoltava e humilhava a população. Governo anterior era deposto e substituído por outro indicado por Napoleão. A liberdade proposta pela Revolução Francesa se tornava opressão para as demais nações, que eram arruinadas com pesados impostos e contribuições de guerra. Isso desencadeou profundo sentimento nacionalista . Em Portugal e Espanha , forças populares acabaram por expulsar o "invasor" francês.  Não obstante suas falhas , depois de Napoleão, a nova ordem ficou definitivamente incorporada à França , espalhou-se por toda a Europa e serviu de exemplo aos movimentos de independência das colônias ibéricas. 

-O Calendário Francês : A partir da revolução, o calendário francês sofreu uma alteração, com o objetivo de romper com o calendário cristão latino. Os anos passaram a ser contados a partir de 22.09.1792 (proclamação da República). O tempo era marcado pelas fases da natureza - Nivoso : Mês da neve; Floreal : Mês das flores ; Pluvioso : Mês das chuvas ; Brumário: Mês das brumas , da névoa , etc.

-A Aristocracia Napoleão : O império de Napoleão fez surgir uma nova nobreza, diferente daquela que frequentava a corte dos Luíses. Formada exclusivamente por ricos burgueses , que compravam títulos aos nobres arruinados, essa nobreza representava a opção do governo: favorável à elite burguesa. -As conquistas de Napoleão: o imperador colocou no governo dos países aliados seus próprios irmãos: José Bonaparte ficou o trono espanhol; Luís Bonaparte tornou-se rei da Holanda ; Jerônimo Bonaparte tornou-se rei da Vestfália.