O New Deal



Durante a campanha eleitoral, Roosevelt havia se comprometido a estabelecer um "Novo Ajuste" para o povo americano. Em seu discurso de posse declarou : " A única coisa a temer é o próprio medo ". E audaciosamente , contrariando as teorias ultraliberais que defendiam uma mínima intervenção estatal na economia , procurou empenhar o Estado na ajuda aos "de baixo ". Para resolver o problema do desemprego e reaquecer a economia , deu início a um enorme programa de obras públicas. A crise permitiu uma ruptura com os padrões da política econômica liberal. O New Deal estabeleceu um amplo programa de apoio aos desempregados.
No primeiro trimestre do programa de garantia de trabalho , construíram-se ou restauraram-se 400 mil quilômetros de estradas , colocaram-se e em funcionamento 40  mil escolas ,m com a contratação de 50 mil professores , construíram-se mais de 500 pequenos aeroportos , instalaram-se mais de 3,5 milhões de metros de canalização de água e esgoto , além de praças e quadras esportivas em todo o país. Na habitação popular, uma agência estatal avalizava financiamentos imobiliários , viabilizando um grande programa que impulsionou a construção civil.
O Estado financiou a representação de 2.700 peças teatrais . Contratou 2,7 milhões de jovens para trabalhar no controle da erosão do solo e no combate a incêndios florestais . A ideia era: o Estado gera empregos, as pessoas voltam lentamente a consumir , as fábricas e as fazendas aumentam a produção , contratam mais mão-de-obra , mais pessoas são reintegradas ao sistema e o capitalismo voltará a florescer. O consumo aumentou em 50% depois de três anos de investimentos governamentais. No entanto, ainda havia 9 milhões de desempregados no país ao final da década de 1930 . O problema do desemprego e do crescimento econômico só foi resolvido a contento durante a Segunda Guerra Mundial.